A função da Meditação - DAO QI

BLOG

A função da Meditação

Mente & Alma

A meditação é uma técnica ancestral, intimamente relacionada ao Yoga e ao Budismo, cujos primeiros relatos remontam a 1.500 a.C. 

 

Consiste numa técnica que desenvolve a concentração, tranquilidade e o foco no presente, assim como clarifica e ajuda a selecionar os nossos pensamentos.

 

Através dela podemos ficar a a conhecer melhor o nosso eu interior e encontrar a paz que precisamos para enfrentar o dia a dia, tantas vezes repletos de stress e ansiedade.

 

Ao meditarmos, tornamo-nos observadores do nosso corpo, o que se traduz numa poderosa ferramenta de tomada de consciência. 

Só sabendo como estamos é que podemos mudar o que queremos.

 

Existem duas alturas privilegiadas para a prática. De manhã e ao final do dia.

 

Quando acordamos, a mente ainda está com as suas ondas cerebrais no estado Alfa, um estado com baixa amplitude devido a ausência de atividade e que permite uma maior entrada nos estados meditativos.

Ao final do dia, o corpo e a mente encontram-se predispostos naturalmente para o recolhimento, daí ser também fácil serenar e “desligar”.

 

Deve ser uma prática diária, de pelo menos 15 a 20 minutos, em que dedicamos tempo a nós mesmos.

A dar-nos colo, atenção e paz. 

Poderá fazer uma meditação por si ou mergulhar numa meditação guiada.

 

Os benefícios da Meditação no corpo físico são também muito notórios.

 Tomemos por exemplo o cortisol, conhecido como a hormona do stress. Entre outros efeitos, a sua presença no organismo diminui a capacidade de resposta do sistema imunitário. Está comprovado que o estado meditativo reduz a produção do cortisol.

A prática meditativa pode ser individual ou guiada e leva-nos a um estado de calma interior, onde somos convidados a olhar para as bênçãos da nossa vida e assim focarmos a nossa atenção no que nos traz felicidade. 

 

Todas as manhãs temos fabulosas aulas online de meditação guiada.

Junte-se a nós, será muito bem-vind@!

Conheça aqui a nossa professora de Meditação & Yoga, Ana Palma

DAO-QI
with love,